domingo, 30 de março de 2014

Design Thinking

Design Thinking é um processo que reúne pessoas de diversas areas e com níveis de conhecimento diferentes, como forma de propor soluções para um determinado produto ou serviço.




De acordo com o vídeo, o processo ocorre da seguinte forma:

A partir de uma comunidade heterogênea de profissionais de diversas áreas, são geradas várias idéias diversas de produtos e/ou serviços para atender a um público alvo.

Ex: uma empresa que quer conquistar consumidores para vôos nacionais, através de serviços agregados.

As idéias são transformadas em produtos ou serviços que são levadas a uma “comunidade” de consumidores onde sua aceitação pode ser testada.

Uma vez que o processo é centrado no usuário, as opiniões sobre os produtos além de novas idéias emergentes no processo podem servir de base para que uma idéia inicial possa ser descartada ou evoluir gerando produtos ou serviços com um diferencial no mercado.

Os usuários são instigados por meio de perguntas não convencionais a trazerem respostas “inesperadas” que podem ser exatamente a respostas necessárias para um negócio bem sucedido.

Os custos do processo são geralmente menores em comparação com a contratação de profissionais especializados no mercado consumidor.

Trazendo para o contexto de desenvolvimento de jogos em Android, de acordo com essa proposta, é necessário testar cada uma das idéias dos membros do grupo responsável pela elaboração do jogo pela aceitação do cliente, instigando os clientes em potencial a comentarem.

No caso do nosso grupo de desenvolvimento, isso tem dois objetivos, o primeiro é a melhoria do produto, trazendo algo inovador na medida do possível fazendo com que o produto ganhe maior visibilidade no mercado, e o segundo é que o produto ganhe uma maior visibilidade pela quantidade de comentários, fazendo com que ele ganhe uma posição de destaque na loja do Google.

O ADB Driver não estava funcionando: como eu resolvi


Depois de ter instalado e desinstalado o Driver várias vezes sem sucesso, eu li isto aqui e percebi:

http://stackoverflow.com/questions/6469646/adb-devices-cant-find-my-phone

Eu instalei tanto o Adroid SDK quando o Adroid Studio (que vem com o sdk),
No meu caso foram criadas as seguintes pastas no sistema:

"...\ans\sdk\platform-tools"  e "...\adt\sdk\platform-tools"

Ambos possuem um programa chamado adb.exe, para isso eu executei exatamente o que está dito no post acima. No caso eu criei dois arquivos .bat em cada pasta e executei:

adb.exe kill-server

nas duas pastas e:

adb.exe start-server

em somente uma das pastas, para que o "serviço" fosse iniciado apenas uma vez.

Além disso é interessante olhar esta postagem: http://stackoverflow.com/questions/15721778/adb-no-devices-found, pois existe um arquivo de texto que precisa ser editado para que o driver funcione corretamente. este tutorial mostra como obter algumas informações e adicionar no arquivo manualmente. Existe uma ferramenta chamada USB Driver Tool que faz o mesmo processo de forma mais fácil.


sábado, 29 de março de 2014

Video Aula sobre o AndEngine (em inglês):

Este tutorial pode servir de base para a configuração do ambiente:




Estas fontes podem ser usadas para fazer este tutorial:

https://github.com/search?p=2&q=%40nicolasgramlich+AndEngine&type=Repositories



Códigos compilados:


https://drive.google.com/folderview?id=0B1V0PBgnh-yHaHNQdjc1TjJTekk&usp=sharing



Bugs:

Soluções encontradas no forum do Andengine:  www.andengine.org/forums



Em:

org.andengine.examples.HullAlgorithmExample

Na linha 11:

"import org.andengine.entity.primitive.vbo.DrawMode;"

Foi substituído por:

"import org.andengine.entity.primitive.DrawMode;"



Em:

org.andengine.examples.TextBreakExample

Na linha 106:

this.mText = new Text(50, 40, this.mFont, "", 1000, new TextOptions(AutoWrap.LETTERS, AUTOWRAP_WIDTH, Text.LEADING_DEFAULT, HorizontalAlign.CENTER), vertexBufferObjectManager);

Foi substituído por:

this.mText = new Text(50, 40, this.mFont, "", 1000, new TextOptions(AutoWrap.LETTERS, AUTOWRAP_WIDTH,  HorizontalAlign.CENTER, Text.LEADING_DEFAULT), vertexBufferObjectManager);



Em:

org.andengine.examples.BoundCameraExample

Na linha 220:

final AnimatedSprite face = new AnimatedSprite(pX, pY, this.mBoxFaceTextureRegion, this.getVertexBufferObjectManager()).animate(100);

Foi substituído por:

final AnimatedSprite face = new AnimatedSprite(pX, pY, this.mBoxFaceTextureRegion, this.getVertexBufferObjectManager());

face.animate(100);



Em:

org.andengine.examples.SplitScreenExample

Na linha 179:

final AnimatedSprite face = new AnimatedSprite(pX, pY, this.mBoxFaceTextureRegion, this.getVertexBufferObjectManager()).animate(100);


Foi substituído por:

final AnimatedSprite face = new AnimatedSprite(pX, pY, this.mBoxFaceTextureRegion, this.getVertexBufferObjectManager());

face.animate(100);



Os demais problemas de compilação podem ser encontrados através de buscas no google, no forum do Andengine, ou no próprio vídeo.